quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ônibus com acesso para cadeirantes


Os ônibus urbanos foram equipados com plataforma elevatória para dar acesso aos cadeirantes. Os coletivos que já circulavam na cidade tiveram que fazer uma série de adaptações para melhorar a acessibilidade.
Tendo espaço especial com cinto de segurança para a cadeira, cada transporte tem capacidade para um cadeirante, e mais 20 e poucos bancos para não cadeirantes.
A cada embarque e desembarque, o motorista será responsável por se deslocar no interior do veículo e operar a rampa hidraúlica que fica no na porta lateral, garantindo assim a segurança do passageiro.

Inadequação - Playground


Os playground foram idealizados para oferecer as crianças um espaço de recreção e diversão. Podemos analisar que esse brinquedo da foto tem tudo isso.
O local onde ele foi posto está impróprio para o uso, um perigo, seu balanço esta muito próximo da escada, considerando que seus usuários são crianças, as ações desenvolvidas nesse brinquedo são imprevistas, oque frequentemente ocasionam acidentes.










A avaliação do uso de produtos determina a durabilidade e segurança.
Diversos estudos demonstram acidentes relacionados ao playground, os quais poderiam ser evitados.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Medidas

Confira na imagem abaixo as medidas corretas para se projetar uma cadeira ergonomicamente correta.

Ergonomia e o Trabalho

Encontramos a Ergonomia em tudo o que usamos, desde um grande espaço até uma simples cadeira.
Hoje em dia, muitas pessoas trabalham sentadas o dia todo, e apesar disso, se sentem cansadas ou até mesmo sentem algum tipo de dor. Por isso muitos profissionais da arquitetura se dedicam ao desenho de moveis que possibilite um maior conforto pra o seu usuário.
Um desenho adequado das cadeiras ajuda em um posicionamento adequado da coluna tornando mais confortável e menos cansativo passar o dia inteiro sentado.
A imagem a seguir é de uma cadeira que não seria muito apropriada para um trabalhador que necessita passar o dia inteiro sentado, pois não tem apoio para os braços:



A imagem seguinte é de uma cadeira que foi pensada para diminuir o esforço e é adequada para a saúde da coluna e pescoço de seus utilizadores:


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A Ergonomia


A Segunda Guerra Mundial foi marcada pelo advento de armas e máquinas sofisticadas criando maiores demandas cognitivas e uma maior atenção dos trabalhadores em termos de decisão e coordenação entre as varias funções do corpo, então busca-se uma maneira melhor de executar um trabalho e suas tarefas com o menor esforço possível . É nesse contexto que surge a ergonomia procurando compreender e adequar o trabalho como ambiente físico (dimensões) e ambiental (som, luz, calor) a fim de possibilitar segurança e conforto ao homem.